Interceptações mostram que Barbosa da Dimensão falava “tudo” pelo telefone


Barbosa da Dimensão
Barbosa da Dimensão
Os documentos abaixo obtidos pelo Blog do Luis Pablo da Operação Lilliput, da Polícia Federal, mostram que o empresário Antônio Barbosa de Alencar, dono da empresa Dimensão Engenharia, falava de “tudo” pelo telefone. Ele negociava e aliciava – oferecendo propina a agentes públicos, tudo pelo telefone.
Em uma das conversas com seu advogado, José Roosevelt Pereira Bastos Filho, Barbosa chega a insistir para saber sobre a negociação com a analista da Receita Federal Maria das Graças Coelho Almeida, lotada na Unidade de Atendimento ao Contribuinte no Município de Presidente Dutra/MA.
O advogado José Roosevelt fala por diversas vezes que conversava pessoalmente sobre o assunto com Barbosa: “eu converso com o senhor [Barbosa] aí quando eu chegar.”
Em uma outra conversa, com Maria das Graças Lima Figueiredo, Escrevente do 2° Cartório de Registro de Imóveis da Capital, o empresário Barbosa da Dimensão mostra intimidade com a escrevente, que chega a falar para ele: “tu larga de ser safado, safado.”
Barbosa oferece dinheiro para escrevente do Cartório para obter vantagens: “estou precisando que me faça um favor pra mim e eu faço um pra ti, eu boto um dinheiro no teu bolso, mais eu quero aquelas averbações da Vila Maranhão I e II.” Maria das Graças fala: “tu ta louco, deixa eu te dizer BARBOSA, na matricula mãe eu posso fazer pra ti, mais abrir 400 e poucas matriculas meu programa não tem condições.”
O empresário insiste: “mais tu tem que fazer GRAÇA que eu preciso entregar a obra.” A escrevente responde: “eu sei, o que vai acontecer eu vou averbar logo na matricula mãe.” Até que Barbosa consegue: “isso não resolve meu problema.” Aí Graça diz: “não, vamos resolver.”
Todos os diálogos monitorados, através de interceptações telefônicas, com autorização judicial, as operações bancárias e as informações prestadas pelo Escritório de Corregedoria da Receita Federal na 3a Região Fiscal, revelam a unidade de desígnios com o propósito de favorecimento do grupo empresarial de Barbosa.
O empresário obteve vantagens econômicas mediante envolvimento na prática de crimes de redução/supressão de tributos e contribuições sociais, de falsidade ideológica, de inserção de dados falsos em sistema e, sobretudo, de corrupção de agentes públicos da Receita Federal do Brasil, de cartórios e do fisco municipal.
Operação Lilliput - PF - Barbosa da Dimensão
Operação Lilliput - PF - Barbosa da Dimensão
Operação Lilliput - PF - Barbosa da Dimensão 1
Operação Lilliput - PF - Barbosa da Dimensão 2
Operação Lilliput - PF - Barbosa da Dimensão 3
Operação Lilliput - PF - Barbosa da Dimensão 4
Operação Lilliput - PF - Barbosa da Dimensão 5
Operação Lilliput - PF - Barbosa da Dimensão 6
Operação Lilliput - PF - Barbosa da Dimensão 7
Operação Lilliput - PF - Barbosa da Dimensão 8
Operação Lilliput - PF - Barbosa da Dimensão 9

Comentários

Postagens mais visitadas