Nina Rodrigues: Seca, pragas e o prefeito Riba do Xerém destroem a agricultura familiar

Por Blog do Alpanir Mesquita.
A crueldade do (des)governo do prefeito Riba do Xerém (PRB), é mais prejudicial à agricultura familiar do que seca ou pragas. As vítimas mais recentes do prefeito são exatamente os dois programas mais importantes para os agricultores do município: o Garantia Safra e o Programa de Aquisição de Alimentos-PAA.
O Garantia Safra, que reembolsa os agricultores em caso de perca de pelo menos metade da safra provocada por acidentes naturais como secas, enchentes, proliferação de pragas etc., encontra-se inadimplente porque o prefeito não pagou a parte que cabe à prefeitura, no valor de um pouco mais de 22 mil reais, parcelados em seis vezes. Com isso os 444 agricultores cadastrados no programa deixaram de receber cerca de R$ 850,00 cada, deixando de circular no comércio local mais de 378 mil reais.
Mas o que é ruim pode piorar. Se o prefeito não quitar essa dívida, o Município fica impedido de fazer a adesão ao programa para o próximo ano. Caso a estiagem se prolongue para o ano que vem, os agricultores vão ser novamente prejudicados.
Já o PPA, por meio do qual os agricultores vendem a sua produção diretamente para o Governo Federal por um preço justo e com pagamento em dia, encontra-se desativado ou inexistente simplesmente porque a prefeitura não fez a adesão ao programa para este ano. Com isso, todos os produtores que entregaram os seus produtos nos órgãos públicos este ano, vão amargar um tremendo prejuízo, já que não vão receber o devido pagamento. E mais: se a prefeitura não fizer a adesão ao programa este ano, em 2016 tudo continuará do jeito está.
Como se não bastasse à prolongada seca, os agricultores têm que aguentar as presepadas de Riba do Xerém, que agora vive perambulando de povoado em povoado em busca de votos desses mesmos agricultores que ele tanto maltrata. É mole ou quer mais?

Comentários

Postagens mais visitadas