O desespero de Edivaldo Holanda Júnior


edivaldo-segundo-turno
Pesquisa divulgada hoje pelo instituto Data M liquida a disputa pela sucessão municipal em São Luís já no primeiro turno, apontando o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) como vencedor em todos os cenários possíveis. Se o resultado apurado favorece o continuísmo, a voz das ruas ecoa outra realidade, muito menos animadora para Holandinha e para os que defendem sua reeleição.
A julgar pelo histórico de lambanças cometidas pelo Data M na atual campanha – que já motivaram até denúncias de manipulação à Justiça Eleitoral -, é recomendável olhar com desconfiança os mais recentes números divulgados pelo instituto, cuja relação com o grupo governista, seja municipal, seja estadual, é pública e notória. Daí não ser pecado ou exagero algum suspeitar dos percentuais apresentados.
Ao mesmo tempo em que turbinou a intenção de votos no prefeito em quase 20 pontos percentuais, o Data M reduziu seu índice de rejeição em igual proporção. Algo difícil de acreditar, pois não surgiu nenhum fato novo que justificasse mudança tão brusca de cenário.
A propósito, o único fenômeno observado neste período eleitoral foi a ascensão do candidato Wellington 11 a um patamar inimaginável até seis meses atrás. Consolidado na vice-liderança, o progressista é o único que pode se vangloriar a cada pesquisa, embalado por uma onda de popularidade genuína e espontânea, que já resultou em virada sobre a rival Eliziane Gama (PPS), outrora líder da disputa, depois rebaixada para segundo, agora em terceiro, com tendência a despencar mais ainda, sem nenhum fôlego para reagir.
O jogo sucessório permite projeções e palpites. Mas nenhuma manipulação pode negar ou anular a verdade: a reeleição de Edivaldo está gravemente ameaçada. E a nova pesquisa Data M só confirma o desespero e o pavor do prefeito de encarar o segundo turno.
screenshot-2016-09-09-at-08-38-20
Do Blog de Daniel Matos

Comentários

Postagens mais visitadas