OPINIÃO: Aos "reis", banquete de luxo; às crianças, frango borrachudo.

 0

À esquerda, o banquete dos "deuses; à direita, a migalha distribuída aos alunos.

Enquanto centenas de crianças, alunos da rede municipal de ensino público de Nina Rodrigues recebem um kit de merenda minguado, tendo entre seus itens uma bandinha de frango borrachudo (duro), além de outros produtos de qualidade inferior e duvidosa, o prefeito da cidade, e sua comitiva, esbanjam e riem da cara da população, enquanto degustam um suntuoso banquete no camarote do show de aniversário da cidade.
Lá em baixo, na pista, o povão vibrava ensandecido. Quem liga pra isso? Afinal a política do "Pão e Circo" (em Nina Rodrigues, pouco pão e muito circo) do governo Rodrigues da Iara tem dado muito certo. O povo, em sua maioria, já não quer saber do que importa, prefere curar suas dores, ou pelo menos anestesiá-las, enquanto apreciam um showsão de seresta promovido com dinheiro público, pelos "reis".

Dadas as devidas proporções, o contraste entre o banquete nababesco da "elite" de Nina Rodrigues e a mísera migalha distribuída aos alunos, nos remete àquela icônica cena em que o ditador comunista venezuelano se esbalda em um restaurante  famoso de Istambul, ao mesmo tempo em que os venezuelanos, abatidos por uma fome impiedosa, se obrigam a comer carne de cachorro.

Aos reis, o luxo; aos pobres, o lixo.
 

Comentários

Postagens mais visitadas