Eleições 2014: “Se Castelo sentar na mesa partidária, eu saio”, diz Roberto Rocha


bob_superO pré-candidato a senador pelo PSB, Roberto Rocha, reuniu-se com vários blogueiros na manhã de ontem, quarta-feira, 21, para um bate-papo sobre algumas das suas propostas e também sobre a conjuntura política e eleitoral.
Rocha iniciou fazendo um apanhado histórico da sua atuação como deputado federal, quando dirigiu emendas importantes para instituições públicas importantes, tais como Embrapa, Codevasf e Ufma. O socialista reafirmou o seu compromisso com o setor agrícola por estar convicto que esta é vocação econômica principal do Maranhão e, caso seja eleito senador, fará do seu mandato um instrumento para ajudar o estado a sair do atraso em que se encontra.
“Tenho orgulho de ter sido o deputado brasileiro que mais contribuiu, através de emendas parlamentares, com instituições públicas da relevância da Embrapa e da Ufma, sem falar nos recursos viabilizados para a Codevasf. Eleito senador, usarei da minha experiência parlamentar para fazer do mandato popular, um instrumento de luta e contribuir para que o Maranhão saia do atraso, e o caminho é investir na produção, no setor agroindustrial. Serei um senador atuante, com objetivo de estimular a boa concorrência entre os senadores maranhense para um queira fazer mais que outro, como ocorre com as bancadas dos outros estados”, disse.
Outro ponto que Roberto Rocha levanta como proposta é a questão da segurança pública. Ele reconheceu que se trata de um assunto que não pode ficar fora da agenda política e eleitoral deste ano, e chegou a revelar algumas propostas para o setor, entre elas a de lutar pela criação de um fundo aos moldes do Fundef (Educação).
Além da proposta de um fundo para segurança, Roberto Rocha defende construção de presídios regionais nos municípios com mais de 100 mil habitantes, que seriam para abrigar menores infratores. O candidato ficou de apresentar, em breve, esta proposta de forma mais detalhada.
ELEIÇÃO GOVERNADOR
Como não poderia ser diferente, Roberto Rocha falou sobre a conjuntura político-eleitoral do momento.
Na opinião do vice-prefeito de São Luis, estas eleições de 2014 lembram bastante as de 1990 quando as oposições estavam muito bem nas pesquisas, mas, ao final da campanha, acabou perdendo para o grupo Sarney [Lobão venceu Castelo no segundo turno daquela eleição].
O socialista, porém, fez a ressalva de que, diferentemente daquela eleição, a deste anos não tem uma “Conceição de Andrade” para levar a disputa ao segundo turno, pois acredita que o processo será definido em turno único.
“Vejo as eleições deste ano muito parecida como as de 1990. Naquela época, a oposição estava bem colocada nas pesquisas com João Castelo, mas acabou perdendo a eleição para o candidato do grupo Sarney no segundo turno. A diferença fundamental entre as duas eleições é que a de 2014 não terá uma Conceição Andrade. Tentaram até criar uma, mas não conseguiram”, provocou [Rocha se refere à deputada estadual Eliziane Gama, que desistiu de disputar o governo e concorrer ao cargo de deputada].
O líder socialista disse que o candidato Lobão Filho é “um franco atirador e que cada vez que abre a boca se torna mais Edinho e menos Lobão”.
ELEIÇÃO SENADOR
Quanto à eleição para o Senado Federal, Roberto Rocha voltou a rechaçar a ideia de duas candidaturas de senador pela oposição dinista.
“Hoje existe uma mesa partidária composta de vários partidos políticos que vêm discutindo um projeto para o Maranhão desde 2011 e que foi responsável pela vitória do prefeito de São Luis em 2012. Nesta mesa chegou mais recentemente o PPS e PSDB, cujos espaços estão sendo tratados devidamente. Provavelmente o PPS ficará com suplência de senador e o PSDB se consolidará na vaga de vice-governador. Não há mais discussão nesta mesa quanto a titularidade para a vaga de senador, já que a vaga é do PSB e o partido me indicou. Não aceito dois candidatos na disputa para o Senado, se Castelo sentar na mesa como candidato a senador, eu saio e lanço minha candidatura ao governo”, garantiu.
Comunistas, socialistas e tucanos encontram-se nesta quinta-feira, 22, na cidade de Imperatriz em confraternização do “Partido do Maranhão”.
Mas isso é um assunto para daqui a pouco na seção Imagem do Dia.
Aguardem!

Comentários

Postagens mais visitadas