Êpa!!! Cadê o dinheiro do FNDE que estava aqui, Holanda Junior!!!


Por falta de pagamento, escolas da rede municipal tem merenda recolhida por fornecedora
cadê o dinheiro que estava aquiNesta sexta-feira (13), o Sindicato dos Profissionais do Magistério Público (Sindeducação) foi surpreendido por mais um absurdo na rede municipal de ensino: professores denunciam que funcionários da SP Alimentação, empresa contratada pela prefeitura de São Luís para fornecer merenda escolar, estiveram em várias escolas municipais e recolheram toda a alimentação destinada aos alunos.
 “Eu fiquei tão chocada com a ação que perguntei aos outros colegas se também viram isso acontecer em suas escolas, e infelizmente recebi a confirmação”, contou uma professora da Creche Escola Chapeuzinho.
Segundo relatos, um nutricionista avisou que a partir de segunda-feira nada mais seria fornecido e retirou todo o estoque da escola. A creche escola atende mais de 100 crianças que necessitam do lanche para seu desenvolvimento, fato este que preocupa a comunidade escolar.
“Depois do acontecido, nós tivemos o cuidado de avisar as crianças para que levem lanche na segunda, pois a escola não irá fornecê-lo. O problema é que a maioria das nossas crianças são carentes e muitas vezes saem de casa sem comer por que não tem alimento, e correm o risco de ficarem com fome o turno todo”, analisa a educadora.
Já na U.E.B 21 de abril, que atende aproximadamente 200 alunos da 1ª a 4ª série,  a ação foi ainda mais invasiva: além dos produtos recolhidos, os funcionários ainda deixaram o aviso de que retornarão ao local para buscar, também, panelas, fogão, geladeira, freezer.
Cadê a Secretaria Municipal de Educação que permite um despropósito desses? O secretário Geraldo Castro, além do descaso com as condições estruturais das unidades, também permite que centenas de crianças passem fome dentro da escola?
“Já estamos sem segurança, já paramos as atividades por falta de estrutura e falta d’água nas escolas, e agora estamos vivendo o absurdo da retenção da merenda escolar. É uma total omissão e desrespeito da gestão. Deve haver uma atitude enérgica do judiciário para combater isso”, expressou a presidente do Sindeducação, profª Elisabeth Castelo Branco.
Enrolada
A SP Alimentação tem seu nome envolvido em escândalos em diversas cidades brasileiras, inclusive em São Paulo. Há informações de que a empresa ganhou todas as licitações para fornecimento dos produtos,  por meio de pregão presencial, em uma espécie de terceirização da merenda escolar.
O Sindeducação fez várias tentativas para entrar em contato com a administração da SP Alimentação, mas não obteve resposta. A presidência do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (COMAE/São Luís) também não atendeu às nossas ligações para dar explicações.

Comentários

Postagens mais visitadas