Senadores maranhenses aprovam PEC de Sarney que põe fim às coligações proporcionais

Os senadores João Alberto. Edison Lobão e Roberto Rocha aprovam PEC de Sarney
Os senadores João Alberto. Edison Lobão e Roberto Rocha aprovam PEC de Sarney
Os senadores eleitos pelo Maranhão João Alberto, Edison Lobão [ambos do PMDB] e Roberto Rocha (PSB), consideraram positiva a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do ex-presidente do Senado, José Sarney (PMDB), que põe fim às coligações proporcionais para deputado federal, estadual e para vereador nas eleições do país.
Os três votaram favoráveis à proposta, que foi aprovada em primeiro turno e que ainda será apreciada de forma definitiva no Legislativo.
O senador João Alberto (PMDB) disse que votou a favor da proposta por acreditar que o fim das coligações fortalece os partidos e deixa o eleitor mais seguro na hora de escolher seu representante. “O eleitor poderá saber que está votando em um candidato do PMDB. Temos que acabar com essa farra de partidos de aluguel”, afirmou.
Edison Lobão também entende que a proposta vai fortalecer os partidos. “Aperfeiçoa­-se o processo eleitoral e fortalece­-se os partidos porque não há democracia sem a existência de agremiações partidárias sólidas”, disse.
Roberto Rocha, senador do PSB, também votou a favor da PEC por entender que a proposta acaba com o que ele classificou de “farra dos partidos”. “O eleitor hoje vota em um candidato e elege outro”, explicou.
Caso seja de fato aprovada a PEC do ex-senador José Sarney, estará dado o primeiro passo efetivo da reforma política no país. Esse é o entendimento no Congresso Nacional.
As informações são de O Estado do Maranhão

Comentários

Postagens mais visitadas