LOBÃO SE MOVIMENTANDO


lobaofilhonova
 A semana que passou foi uma das politicamente mais movimentadas dos últimos anos no Maranhão. O grande protagonista foi o senador Lobão Filho (PMDB), que depois de três semanas em São Paulo, onde recebeu o convite e aceitou ser o candidato a governador pelo grupo liderado pela governadora Roseana Sarney, desembarcou em São Luís, quarta-feira, num clima partidário há tempos não visto.
Na outra ponta da linha, o candidato do PCdoB, Flávio Dino, sentiu a força da candidatura do senador peemedebista, tentou dividir a cena, mas teve de se contentar com um incontestável segundo plano.
Além do apoio entusiasmado do PMDB e de mais 15 agremiações que integram a aliança, cujas lideranças o recepcionaram com uma grande manifestação, Lobão Filho recebeu apoio determinado do PT, numa reunião que terminou com os líderes petistas cunhando o slogan “PT e Lobão por um novo Maranhão”.
Na ocasião, Lobão Filho disparou um petardo com dois recados, um para o PT e outro para o adversário comunista: “Somente Dilma sobe no meu palanque”. Sob o comando da governadora Roseana Sarney e com o apoio dos líderes partidários, Lobão só aumentou o seu cacife político desde que desembarcou. Nenhum fato ou manifestação partidária indicou o contrário. A dúvida que havia em relação ao PT foi para o espaço na tarde de sexta-feira, quando peemedebista foi à reunião do partido e de lá saiu empunhando também a bandeira petista.
O comunista Flávio Dino fechou a semana sem contabilizar um ganho real sequer. Isso porque, alarmado pelo impacto da escolha de Lobão Filho, montou uma agenda nada inteligente para alguém que costuma ser apelidado de “Professor de Deus”. Armou de última hora um ato para lançar seu plano de governo no mesmo dia em que Lobão Filho chegaria. Foi um fiasco em matéria de representação política. E no dia seguinte mandou publicar uma pesquisa nada ortodoxa, que o mostrou na estratosfera, mas apontou já com 12% um pré-candidato que não tinha sequer chegado ao estado. E, para completar, viu o seu principal aliado, o PDT, anunciar que não aceita a preterição do seu candidato a vice.
Não há dúvida entre os observadores de que o peemedebista Lobão Filho começou a semana forte e fechou-a mais forte ainda, enquanto o comunista Flávio Dino não apenas não avançou como também perdeu peso político.

Comentários

Postagens mais visitadas